Dicas

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE CIRÚRGICO

 
Os pacientes e seus familiares também podem fazer sua parte para garantir a segurança de um procedimento cirúrgico. Veja as recomendações a seguir e saiba como colaborar para aumentar sua segurança e, em especial, evitar a ocorrência de infecção pós-operatória.

Antes da Cirurgia
Para que a cirurgia possa ser preparada corretamente, a equipe médica do Dr. Roberto Tussi Junior pede aos pacientes e acompanhantes que cheguem ao local da operação no horário marcado.

O paciente será encaminhado ao Centro Cirúrgico cerca de 40 minutos antes do procedimento agendado. Quando o paciente for menor de 16 anos ou houver atraso da equipe cirúrgica, o encaminhamento só será feito após a chegada dos médicos.

É importante que os termos de consentimento para a realização da cirurgia e da anestesia estejam devidamente preenchidos e assinados.

Cirurgias que envolvam lateralidade, ou seja, órgãos duplos, como braços, pernas, rins, pulmões, entre outros, serão relembradas pelo Dr. Roberto e sua equipe. É importante que o paciente lembre a equipe do lado afetado.

O histórico de ALERGIAS deve ser sempre lembrado pelo paciente, solicite que seja anotado no prontuário, avise a equipe de enfermagem, comunique a equipe de anestesia e comente sempre com o Dr. Roberto.

Infecções prévias – Comunique ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com alguma infecção (furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe, por exemplo). Nesses casos, se possível, é melhor postergar a cirurgia para evitar que haja risco de infecção pós-operatória.

Cigarro – Deixe de fumar um mês antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar a cicatrização.

Depilação – Não depile o local a ser operado antes da cirurgia. A retirada dos pelos será realizada no hospital com tricotomizador elétrico.

Higiene – Tome banho completo na noite anterior e novamente no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação. Use toalha e roupas limpas.

Os pacientes que passam por cirurgia recebem atendimento em três etapas:

Indução anestésica - Nesta etapa, conduzida pelo médico anestesiologista e pela equipe de enfermagem, o paciente é monitorado para controle do traçado cardíaco, frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação sanguínea e nível de anestesia. Uma vez anestesiado, o paciente recebe as proteções necessárias, de acordo com a cirurgia a ser realizada.


Período intraoperatório - A cirurgia propriamente dita, começa no momento em que o cirurgião inicia a incisão e vai até o seu fechamento. Da sala de cirurgia, o paciente poderá ser encaminhado para a Recuperação Anestésica, para o quarto, ou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que acontece caso precise de cuidados especiais, após cirurgias muito extensas ou com pacientes muito debilitados.


Recuperação Anestésica - O paciente conta com a alta tecnologia de monitoramento, sob observação e cuidados constantes da equipe de enfermagem e do médico anestesiologista, até a plena recuperação da consciência e da estabilidade clínica. O período de permanência nesse setor varia de acordo com a complexidade da cirurgia.

 

Gostamos de salientar que o tempo de duração do ato cirúrgico é único, há sempre um tempo médio que passamos ao paciente e seus acompanhantes, esse período pode ser maior ou menor. Essa alteração no tempo não afeta e nem interfere na qualidade do ato realizado. Deixamos claro que assim que o procedimento acabar o Dr. Roberto vai sempre conversar com os familiares na sala de espera.

Após a alta siga as recomendações fornecidas pela equipe do Dr. Roberto, em caso de tonturas, desmaios, sangramento, febre, calafrios, sinais de infecção do local da cirurgia, entre em contato imediatamente.

Mais dicas

Endereço

  • Rua Carlos Botelho, 507
  • Centro, Marília - SP
  • CEP: 17516-190

Telefones

  • Fixo 1: (14) 3301-2012
  • Fixo 2: (14) 3301-2022

Horários

Atendimento na Clínica
das 08h00 às 18h00

Redes Sociais